Garota Exemplar (2014)

por Não são as imagens

O filme inicia com um questionamento, “Como saber o que a outra pessoa em um relacionamento amoroso, em um casamento, está pensando? Como saber o que ela está sentindo?”. Aliado ao questionamento vem uma imagem, uma mulher, olhando pra nós, convidando-nos a questionar os pensamentos e sentimentos dessa mulher. A voz que questiona é a voz de um homem, para quem ela olha, estabelecendo então que o ponto de vista da história será a partir da visão do homem, Nick Dunne, de sua esposa, Amy Dunne. Tudo isso em apenas um plano, e no primeiro plano. Em menos de um minuto o plot se apresenta, Amy desapareceu. Nick Dunne, Ben Affleck, está novamente “Procurando Amy” porém dessa vez uma Amy diferente, bem diferente! A apresentação do primeiro dos três atos se inicia ao nos apresentar a história pregressa do casal, quando se conheceram, como o relacionamento se desenvolveu e chegou ao casamento, contrastando com o momento presente com Amy desaparecida. Os três atos estão extremamente bem pontuados, extremamente bem marcados, o roteiro é absolutamente impecável nesse quesito. Amy é uma mulher romântica, dedicada, excepcional, calma, madura e sensual. O casamento no entanto se prova como uma névoa para todas essas qualidades, já que Nick parece totalmente desinteressado em sua incrível esposa. Buscas se iniciam para encontrar Amy, com a ajuda da comunidade local que se sentiu tocada pela linda história de um marido abalado pela tragédia de um possível sequestro. Uma investigação mais apurada revela que o possível sequestro está se inclinando para um possível homicídio… conjugal. O filme nos faz acreditar nisso por um tempo até que batemos no ponto de virada numero 1 e a história muda completamente. Dali o filme parece incerto, não se sabe onde a história vai, quem vai vencer, se vai vencer, exatamente como um segundo ato deve ser. E aí batemos no ponto de virada número 3 e a história muda completamente e de uma maneira totalmente imprevisível, de tal maneira que um Oscar de Melhor Roteiro deveria ganhar suas asas cada vez que alguém assiste essa cena onde o último e derradeiro ponto de virada se estabelece. O terceiro ato nos leva a uma realidade horrível e inescapável e novamente somos apresentados à cena inicial, ao questionamento. “O que você está pensando? O que você está sentindo?” e Amy nos olha nos olhos e aquele olhar possui um significado muito diferente da primeira vez que olhamos em seus olhos. Uma maneira simplesmente incrível de encerrar um filme. Fincher does it again.

O olhar de Amy (Rosamund Pike), que significa algo na primeira vez que o vemos e outra completamente diferente na segunda vez.

O olhar de Amy (Rosamund Pike), que significa algo na primeira vez que o vemos e outra completamente diferente na segunda vez.

O gênero de thriller psicológico está claramente impresso, com perfeição milimétrica, nos planos com ações vazias sem contexto que deixam no ar dúvidas e mantém o suspense. A fotografia é objetiva, deixa chapado e óbvio o que precisa ser visto, transmitido ao expectador. A sensação de perseguição e medo permeia a trama além do escopo particular dos personagens através dos arquétipos modernos, as câmeras, a televisão, o jornalismo, o escândalo, a internet. Uma coisa também excepcional além do roteiro nessa obra é a montagem pelo fato de o filme ser muito extenso, tendo duas horas e meia de duração mas parecer que tem apenas uma hora e meia. Esse é o efeito de uma boa edição, os milhares de planos e diálogos passam mais naturalmente e sem incomodar tanto.

Nick (Ben Affleck) discursando para a população de sua comunidade sobre as acusações de assassinato que começaram a ser feitas.

Nick (Ben Affleck) discursando para a população de sua comunidade sobre as acusações de assassinato que começaram a ser feitas.

Dentro da construção arquetípica existem dois mentores para Nick, sua irmã gêmea Margo (Carrie Coon) e um advogado famoso que resolve ajudar Nick em sua difícil missão de fugir da prisão, Tanner Bolt (Tyler Perry). Sua irmã serve como grilo falante e nos ajuda a entrar na mente e nos sentimentos de Nick, descobrindo a verdade. Sem a presença de Margo para servir como nossa voz, questionando as ações duvidosas de Nick, perderíamos a profundidade real da história e a tridimensionalidade do protagonista. Nick só se humaniza de verdade ao redor de Margo. Tanner Bolt entra para ser esse grilo falante em um sentido mais amplo e revelar o verdadeiro Nick não para nós, mas para a comunidade que o condena e que quer sua cabeça. Tanner treina Nick para lidar com a perseguição das câmeras e da mídia, enquanto Margo o treina para lidar com a perseguição de Amy, porém apenas uma se mostra derrotada ao fim do filme.

Uma das imagens que iniciou os burburinhos acerca de Nick ser um assassino, o fato de ele estar sorrindo quando sua esposa desapareceu. Que cara de pau hein?

Uma das imagens que iniciou os burburinhos acerca de Nick ser um assassino, o fato de ele estar sorrindo quando sua esposa desapareceu. Que cara de pau hein?

David Fincher does it again! Com um roteiro absolutamente impecável, atuações excelentes mas nada lá muito surpreendentes, direção de arte bem executada mas também nada que mereça destaque. Os elementos que mais contribuem para a obra são a montagem, que sanou mais do que bem o excesso de desenvolvimento do roteiro, que mesmo bom poderia ter sido penalizado com uma montagem ruim, e a fotografia que imprimiu com excelência o gênero, as relações entre os personagens, os olhares, a tensão, e o medo. Recomendadíssimo.

Nick e Amy já namorados, aventurando-se em uma biblioteca.

Nick e Amy já namorados, aventurando-se em uma biblioteca.

 

O filme concorre às seguintes categorias no Oscar 2015: melhor atriz para Rosamund Pike. 😦

________________

Lucas Simões – 27 anos, formado em Cinema e Mídias pelo IESB, quase formado em engenharia, quase judoca, quase nadador e quase melhor namorado do mundo de várias garotas. Atualmente trabalha com cinema na função de roteirista e script doctor, exercendo ocasionalmente a alcunha de continuísta em curtas-metragem da região. Sua atividade foi de setembro de 2014 a março de 2015.