Os 10 melhores filmes de assalto

por Elias Fontele Dourado

Entre a ação e o suspense, os bons filmes de assalto sempre nos proporcionam uma catarse de alto nível. É um dos primeiros gêneros onde acabamos torcendo pelos vilões. Estas são as obras-primas do cinema de assalto.

 

10. Profissão: Ladrão (1981)

Direção: Michael Mann

maxresdefault

Decidido a mudar de vida, um ladrão especialista em roubar joias resolve participar de um último crime, aceitando uma proposta de uma quadrilha. Seus planos vão por água abaixo quando ele se vê envolvido em uma trama que coloca sua vida em perigo. Um dos melhores de Michael Mann.

http://www.imdb.com/title/tt0083190/?ref_=fn_al_tt_1

 

9. Fogo Contra Fogo (1995)

Direção: Michael Mann

7rrurcguwkzguryyugfxn0fgrrr

Em Los Angeles é cometido um assalto no qual são roubados US$ 1,6 milhão de títulos ao portador e três policiais são mortos no assalto. Assim, um detetive da Divisão de Roubo e Homicídio (Al Pacino) assume o caso. Apesar de contar com poucas pistas, de estar lidando com ladrões profissionais além de ter problemas em sua vida pessoal, ele tenta impedir que esta quadrilha continue operando. Não à toa Michael Mann tem dois filmes na lista, diretor de cenas inesquecíveis de assalto.

http://www.imdb.com/title/tt0113277/?ref_=fn_al_tt_1

 

8. Os Eternos Desconhecidos (1958)

Direção: Mario Monicelli

I-Soliti-Ignoti-11A

Sátira aos filmes de assalto que acompanha as peripécias de Peppe, um ex-boxeador que está cansado de viver de pequenos golpes e resolve fazer o assalto perfeito. Sua quadrilha é formada por um fotógrafo sem câmera, um ladrão aposentado, um ex-jóquei e um siciliano. O plano parece infalível, mas nada acontece do jeito que eles imaginam. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. É um dos favoritos de Martin Scorsese.

http://www.imdb.com/title/tt0052216/?ref_=fn_al_tt_1

 

7. Quinteto da Morte (1955)

Direção: Alexander Mackendrick

the-ladykillers-still

Gangue planeja roubo na casa de uma jovem senhora, onde vivem. Ela pensa que eles são jovens músicos. Em determinado momento, eles planejam matá-la para que nada descubra. No entanto, nada funciona como eles esperam. Divertida comédia de Mackendrick, que também envolve muito suspense.

http://www.imdb.com/title/tt0048281/?ref_=fn_al_tt_1

 

6. O Círculo Vermelho (1970)

Direção: Jean-Pierre Melville

le-cercle-rouge

Clássico noir de Jean-Pierre Melville, este thriller traz a história de um ladrão recém-libertado da prisão que se junta a um assassino fugitivo e a um ex-policial para um grande assalto em uma joalheria. Ritmo lento e suspense exorbitante, uma das obras-primas de Melville.

http://www.imdb.com/title/tt0065531/?ref_=fn_al_tt_1

 

5. Um Dia de Cão (1975)

Direção: Sidney Lumet

dda-pic-2

Baseado numa história real, Al Pacino brilha no papel de Sonny Wortzik, um ladrão que resolve assaltar um banco num dia de calor escaldante em Nova York. As coisas não correm exatamente como ele planejou e, em pouco tempo, o banco está cercado pela polícia e por um gigantesco circo de mídia – daí em diante, tudo só se complica. Enquanto tudo se desenrola a multidão apoia e aplaude as declarações de Sonny e fica contrária ao comportamento da polícia.

http://www.imdb.com/title/tt0072890/?ref_=fn_al_tt_1

 

4. Mortalmente Perigosa (1950)

Direção: Joseph H. Lewis

gun-crazy

Obcecado por armas de fogo desde a infância, Barton não consegue encontrar um objetivo na vida depois de passar anos num reformatório e depois como instrutor de tiro no exército. A situação muda quando ele conhece a insinuante e misteriosa atiradora Annie Starr num circo local. Perdidamente apaixonados, os dois atiradores fogem deixando um rastro de crimes pelo Estado. Obra-prima de Lewis, contém um dos grandes planos-sequências de sua época.

http://www.imdb.com/title/tt0042530/?ref_=fn_al_tt_1

 

3. O Segredo das Joias (1950)

Direção: John Huston

asphalt_jungle

Recém-saído da prisão, Doc Riedenschneider (Sam Jaffe), um mulherengo gênio do crime, já planeja o próximo assalto milionário. Ele recruta seus homens de confiança: Louis (Anthony Caruso), Gus (James Whitmore), Emmerich (Louis Calhern) e Dix Handley (Sterling Hayden), mas pequenas falhas em todos os setores comprometem o sucesso do roubo. John Huston, como mestre versátil de inúmeros gêneros, reservava uma enorme qualidade com seus filmes noir.

http://www.imdb.com/title/tt0042208/?ref_=fn_al_tt_1

 

2. O Grande Golpe (1956)

Direção: Stanley Kubrick  

THE-KILLING_31520

Após sair da prisão, Johnny Clay elabora um grande plano para um assalto que pode render a ele e a seus companheiros a soma de US$ 2 milhões. E o melhor: ninguém sairá ferido! O problema acontece quando o amante da esposa de um dos integrantes do grupo do assalto resolve se meter onde não é chamado. O filme apresentou, para sua época, uma grande inovação narrativa (não-linear) e rendeu ao diretor ótimas críticas. A cena do aeroporto é antológica e satírica.

http://www.imdb.com/title/tt0049406/?ref_=fn_al_tt_1

 

1. Rififi (1955)

Direção: Jules Dassin

photo8953

Tony Stephanois acabou de sair da prisão e está irritado por causa da infidelidade de sua garota. Ele resolve se juntar a seus colegas, Jo e Mario, no planejamento de um ambicioso assalto a uma joalheria. Cercado de uma execução meticulosa, as coisas começam a dar errado quando um dos integrantes do grupo comete um erro no momento em que tudo estava quase terminado. Tudo em Rififi é genial, desde a sua abertura esperançosa até o final escatológico.

http://www.imdb.com/title/tt0048021/?ref_=fn_al_tt_1