Os 10 melhores filmes adaptados da obra dos irmãos Strugatsky

por Elias Fontele Dourado

Mestres da ficção científica, histórias mirabolantes e metafísicas. Responsáveis por livros que viraram obras-primas do cinema mundial. Os irmãos Strugatsky são exemplos maiores de que a ficção científica é um dos gêneros mais profundos que existem.

10. Vyöhyke (2012)

Direção: Esa Luttinen

lonelystalker

Adaptação mais fiel ao livro dos Strugatsky que conta a história de Stalker. Não tem a maestria de Tarkovsky, mas é interessante ver o homônimo livro sendo guiado através de suas próprias linhas.

http://www.imdb.com/title/tt2627842/?ref_=nm_flmg_wr_4

9. Os Cisnes Feios (2006)

Direção: Konstantin Lopushanskiy

cisnes-feios-01

Victor Banev é um escritor russo que mora nos EUA. À procura de sua filha, ele viaja para Tashlinsk, uma cidade fantasma que sofre drástica mudança climática e se encontra inundada. Entre os estudantes de um colégio para crianças excepcionais, administrado por bizarros professores, está a filha de Victor. O escritor inicia uma investigação sobre a insólita realidade do lugar, numa luta não somente para salvar as crianças do colégio, mas também para moldar o caminho que a humanidade escolherá seguir. Não tão bom quanto “Cartas de um homem morto”, mas um filme fascinante.

http://www.imdb.com/title/tt0439581/?ref_=nm_flmg_wr_7

8. Iskushenie B. (1991)

Direção: Arkadi Sirenko

40920

A história de um escritor que, por acaso, descobre o elixir da imortalidade. Ao fazê-lo encontra o pequeno grupo de imortais que zelosamente guardou este segredo por séculos. Adaptação excêntrica e excepcional de Arkadi Sirenko. Filme esquecido que deve ser redescoberto.

http://www.imdb.com/title/tt0099860/?ref_=nm_flmg_wr_9

 

7. Charodei (1982)

Direção: Konstantin Bromberg

1427281446_charodei-1982-3

Em uma pequena cidade russa, há um Instituto de Investigação Mágico. Uma das bruxas, Alyona Sanina, vai se casar com um homem chamado Ivan Puhov (não-mágico). O invejoso Apollon Sataneev diz à sua chefe Kira Shemahandskaya que Sanina vai se casar não com Ivan Puhov, mas Ivan Kivrin, com quem Shemahandskaya se casaria. Enfurecida, Shemahandskaya, que é uma bruxa poderosa, ordena Sanina esquecer Ivan e casar com Sataneev de vez. Filme baseado nos Strugatsky que mais passa longe de um sci-fi, mas não deixa de ser encantador.

http://www.imdb.com/title/tt0083730/?ref_=nm_flmg_wr_16

 

6. Difícil ser Deus (1989)

Direção: Peter Fleischmann

2376356,Q9dpB8jitxuDkdRiMYAXLdPnWFqRtVXKAO28Io7_jhBbMtSCVai_EnHoxeVgiZb1aX+nfpXBgAMmtjWsCqzvHg==

Outro planeta no período medieval. Um funcionário do Instituto de História experimental da Terra é enviado sob o nome de nobre Don Rumala de Ester para espionar o residente local do instituto que atua no planeta. Conta com atuação de Werner Herzog.

http://www.imdb.com/title/tt0097292/?ref_=nm_flmg_wr_10

 

5. Hotel do Alpinista Morto (1979)

Direção: Grigori Kromanov

793E061A1D8ECC327E3155D8894AC760ECC29BC68CFB1FEFD5148015C1E0E95F

A polícia recebe uma ligação para um solitário hotel nos Alpes. Quando um oficial chega ao hotel parece estar tudo bem. De repente, uma avalanche isola-os do resto do mundo e coisas estranhas acontecem. Filme underground do estoniano Kromanov, uma obra que deve ser vista com cuidado, devido seu formato incomum de filmagem, que lembra a nouvelle vague. Este filme foi traduzido por nosso autor Elias Fontele Dourado no fórum privado de download MakingOff. Também foi devidamente criticado por ele e o texto está aqui no blog!

Texto: https://naosaoasimagens.wordpress.com/2015/04/12/o-hotel-do-alpinista-morto-1979/

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0204526/?ref_=nm_flmg_wr_17

 

4. Dias de Eclipse (1988)

Direção: Aleksandr Sokurov

17h12m06s171

Um jovem doutor empreende uma viagem de trabalho a uma insólita e despovoada cidade da Ásia Central. Forças misteriosas interferem em suas pesquisas: um calor infernal, pessoas bizarras, previsões assustadoras, uma conversa com um amigo morto, intervenções de alienígenas. O filme é estruturado com base em contradições: a trilha sonora que não se ajusta às imagens (como na associação de uma mulher muçulmana rezando a uma música de desenho animado), cores e texturas que mudam drasticamente e de maneira aleatória. Em mais uma narrativa poética de Sokurov, o tempo é suspenso e distorcido, desintegrando as relações entre os planos cinematográficos, entre o protagonista e o cenário do filme, entre o homem contemporâneo e o mundo. Fantástico.

http://www.imdb.com/title/tt0095040/?ref_=nm_flmg_wr_11

 

3. Cartas de um Homem Morto (1986)

Direção: Konstantin Lopushanskiy

dml-2

O mundo após o apocalipse nuclear. Uma pálida luz acende o cenário de destruição total. Os humanos vegetam em porões úmidos sob o inverno devastador. Mas de alguma forma o espírito humano ainda vê em algum lugar a esperança de um futuro novo e melhor. O personagem principal, interpretado por Rolan Bykov, é um ganhador do Prêmio Nobel de Física, que tenta sobreviver e ajudar um pequeno grupo de crianças e adultos, compartilhando com eles o porão do antigo museu de história. Ele passa boa parte do tempo escrevendo cartas em sua mente para seu filho Eric, e totalmente desapontado que a ciência tenha criado todo o desastre. Muitos morrem a partir da radiação, mas a nova geração começa a caminhada rumo a uma nova vida. A obra-prima absoluta de Lopushanskiy.

http://www.imdb.com/title/tt0091759/?ref_=nm_flmg_wr_13

 

2. Hard to be a God (2013)

Direção: Aleksey German

Hard_to_Be_a_God_Film_still_4-0-2000-0-1125-crop

Um grupo de cientistas é enviado ao planeta Arkanar para ajudar a civilização local, que está na fase medieval de sua própria história, a encontrar o caminho certo para o progresso. A tarefa é difícil: eles não podem interferir com violência e, em nenhum caso, eles podem matar. O cientista Rumata tenta salvar os intelectuais locais de sua punição e não pode evitar uma decisão. Seria como a pergunta: o que você faria no lugar de Deus? Obra-prima de Aleksey German.

http://www.imdb.com/title/tt2328813/?ref_=nm_knf_i1

 

1. Stalker (1979)

Direção: Andrei Tarkovsky

stalker-1979

Após a suposta queda de meteoritos numa região do planeta, essa região adquire propriedades estranhas e é chamada de Zona. Dentro da Zona, diz a lenda ter o Quarto, que seria um lugar onde todos os seus desejos são realizados. Temendo que a população invada a Zona à procura do Quarto, o exército a isola, mas eles próprios não têm coragem de entrar nela. Apenas alguns poucos, chamados Stalkers, têm habilidade suficiente para entrar e sobreviver lá dentro. Um dia, um escritor famoso e um físico contratam um Stalker para os guiarem ao Quarto, sem exatamente saber o que procuram. É dispensável fazer outros comentários sobre esta jornada espiritual de Tarkovsky. Um dos filmes que mais atinge a esfera do sublime e do indizível. Apesar de mudar bastante o livro, o filme tem sua profundidade própria, a escrita especial de Tarkovsky, que complementa os Strugatsky.

http://www.imdb.com/title/tt0079944/?ref_=nm_flmg_wr_18