As 10 melhores ficções científicas da Polônia

por Elias Fontele Dourado

Loucura, fantasia e distopia. A ficção científica na Polônia sempre foi um gênero bem visto, sinônimo de boas histórias e reflexões sobre a humanidade. Alguns à frente de seu tempo e outros mais simplificados, o sci-fi polonês deve ser redescoberto.

10. Test pilota Pirxa (1979)

Direção: Marek Piestrak 

7515932.3

O filme é sobre robôs “finitos não-lineares” que se assemelham aos seres humanos, mas são ainda mais perfeitos.

http://www.imdb.com/title/tt0080010/

9. Wielka, wieksza i najwiesza (1963)

Direção: Anna Sokolowska 

bb0149211ac857c04d0bb9271605236e

Imaginação de gelo, mundos maravilhosos ignorados e incríveis jornadas espaciais são os elementos dessa incrível jornada de fantasia. Clássico do cinema fantástico polonês.

http://www.imdb.com/title/tt0057684/

8. Golem (1980)

Direção: Piotr Szulkin

MU3wn5C

O filme é ambientado em um mundo aterrorizante do futuro, onde a tecnologia comanda os movimentos dos indivíduos, supervisionado por médicos, realização de um programa de melhoramento da raça humana.Assim, em vez de médicos criando um monstro, os monstros já estão lá como a espécie do futuro – mas um deles é suspeito pelos médicos de ser um ser humano.

http://www.imdb.com/title/tt0080806/?ref_=nm_flmg_dr_7

7. Mãos para Cima! (1981) 

Direção: Jerzy Skolimowski 

download

Censurado pelas autoridades polonesas, este filme foi reeditado, tendo novas sequências adicionadas. Ele começa como uma ficção científica: imagens abstratas e música eletrônica levam o espectador das ruínas do Líbano ao set de filmagem de Die Fälschung, de Volker Schlöndorff, no qual Skolimowski interpreta o papel principal. Outra mudança de locação nos leva a Londres, onde Skolimowski roda uma cena na rua. Há também outros deslocamentos que levam ao passado, apresentando um elenco de atores poloneses em uma ambientação que lembra o teatro experimental de Kantor.

http://www.imdb.com/title/tt0062181/

6. Ga, Ga – Glórias aos Heróis (1986)

Direção: Piotr Szulkin

143061

Em “Glória aos Heróis”, o protagonista é um astronauta recrutado à força que acaba enviado a um planeta estranho, repleto de situações bizarras e absurdas. Lá é saudado como “herói” e tratado como “rei”, mas logo descobre o lado oculto do privilégio: em breve o “herói” será sacrificado num ritual público.

http://www.imdb.com/title/tt0091096/?ref_=nm_flmg_dr_4

5. O-Bi, O-Ba – O Fim da Civilização (1985)

Direção: Piotr Szulkin

o-bi-o-ba-commander

Filme distópico do diretor polonês Piotr Szulkin que nos mostra um bunker subterrâneo habitado por seres humanos esfarrapados após o holocausto nuclear. A estória segue as andanças de um herói com as situações de sobrevivência e sua necessidade em não perder o controle. As pessoas esperam a chegada da Arca para resgatá-los, enquanto o abrigo desmorona sobre suas cabeças.

http://www.imdb.com/title/tt0089714/?ref_=nm_flmg_dr_5

4. Sexmissão (1984)

Direção: Juliusz Machulski 

CMDMl3zUYAAcdQO

Esta obra, lançada em pleno regime comunista, é uma genial comédia encenada em um ambiente futurista, com breves cenas que fazem até mesmo lembrar da pornochanchada brasileira. Escondido sob uma sátira ao feminismo, o filme é sobretudo uma crítica aos regimes totalitários. Maks e Albert, voluntários em um experimento de hibernação, acordam em 2044 em um mundo subterrâneo, sendo os únicos homens sobreviventes, depois que o gene masculino foi exterminado acidentalmente em uma guerra nuclear. Agora, estas duas cobaias masculinas encontradas em uma escavação arqueológica irão provocar muita confusão neste mundo só de mulheres.

http://www.imdb.com/title/tt0088083/

3. Iluminação (1973)

Direção: Krzysztof Zanussi

Iluminacja-Krzysztof-Zanussi-1973-1

Com elementos de ficção científica e existencialismo, Illuminacja acompanha a educação de um jovem adulto, desde sua entrada na universidade até o doutorado, ao mesmo tempo em que acompanha sua formação interior e a entrada na vida adulta, seu aprendizado sobre a vida, familia, sexualidade e valores morais e espirituais.

http://www.imdb.com/title/tt0070217/?ref_=fn_al_tt_1

2. A Guerra dos Mundos (1981)

Direção: Piotr Szulkin

4388477

Inspirado no romance The War of the Worlds (1898), de H. G. Wells, a ficção de A Guerra dos Mundos se inicia em 18 de dezembro de 1999, a poucos dias da aurora do novo século. Uma estrela do jornalismo televisivo, Iron Idem (Roman Wilhelmi), anuncia a chegada de marcianos à Terra. Pouco depois seu programa de TV perde a independência, e Idem é forçado a seguir scripts que visam orientar as pessoas sobre como saudar os alienígenas. Filme que vai para além do romance, com questões mais condizentes com sua época e diálogos introspectivos. Talvez o melhor do mestre do sci-fi polonês – Piotr Szulkin.

http://www.imdb.com/title/tt0083335/?ref_=nm_flmg_dr_6

1. Globo de Prata (1988)

Direção: Andrzej Zulawski

A4tDbzMXGviN7DwZFAHwPRFuLa

Um pequeno grupo de exploradores cósmicos deixa a Terra para encontrar liberdade e começar uma nova civilização.Baseado no livro homônimo escrito por Jerzy Żuławski, é um dos maiores e melhores filmes de Zulawski.

http://www.imdb.com/title/tt0093593/