A luta das mulheres em 10 ótimos filmes africanos

por Elias Fontele Dourado

A luta diária das mulheres que tanto sofrem, pela cor, pelo sexo, pelos costumes e tabus. Os filmes aqui listados precisam ser urgentemente resgatados e debatidos. Diretores como Ousmane Sembene e Henry Barakat são verdadeiros mestres na representação da dor feminina, pessoas que conviveram e documentaram por anos os infortúnios femininos.

10. A Vida, Acima de Tudo (2010) 

Direção: Oliver Schmitz

a vida

“A Vida, Acima de tudo” é uma emocionante viagem através da história da pequena Chanda. Baseado em um livro, “Chandas Secret”, o filme narra a história de um vilarejo na África do Sul devastado pela epidemia da AIDS. Os moradores vivem em um clima de tensão, e qualquer suspeita da doença gera alvoroço.

http://www.imdb.com/title/tt1646111/

9. El Bab el Maftuh (1964) 

Direção: Henry Barakat 

a porta aberta

Outro grande filme sobre os direitos das mulheres em seus vários papéis, como o embate com um pai conservador e um marido que não entende sua esposa.

http://www.imdb.com/title/tt0372777/?ref_=nm_knf_i2

8. Os Silêncios do Palácio (1994)

Direção: Moufida Tlatli

os silencios do palacio

Filha de empregada e pai desconhecido, Alia deixa o marido e volta ao palácio onde viveu sua adolescência, quando o príncipe morre. Em meio à decadência da mansão real, lembra-se do passado, da relação proibida com Sarra, filha do príncipe, e busca a identidade de seu pai.

http://www.imdb.com/title/tt0111055/

7. Asmaa (2011) 

Direção: Amr Salama

asmaa

Baseado na história real de uma egípcia portadora do vírus HIV. Emocionante.

http://www.imdb.com/title/tt1826603/

6. A Negra de… (1966)

Direção: Ousmane Sembene

lanoirede

Uma imigrante senegalesa torna-se empregada doméstica de uma família burguesa da França e relembra com dor os eventos que a levaram até o antigo país colonizador.

http://www.imdb.com/title/tt0060758/

5. Faat Kiné (2001)

Direção: Ousmane Sembene

faat-kine

Uma mulher de quarenta anos se recusa a se conformar ao estigma de mãe solteira e caminha em direção ao sucesso em uma área dominada pelos homens.

http://www.imdb.com/title/tt0276951/

4. Emitaï (1971) 

Direção: Ousmane Sembene

emitai

Em 1942, durante a Segunda Grande Guerra, em uma vila em Casamance no Senegal, os Diolas recusam a intervenção exterior. Uma parte dos homens da vila foi enviada à força para o front franco-alemão. O coronel Armand e seu exército colonial devem requisitar arroz para enviar às tropas. Na França, De Gaulle sucede Pétain, mas para a África nada mudou. Responsáveis pela colheita, as mulheres decidem resistir desta vez e esconder o arroz.

http://www.imdb.com/title/tt0067048/

3. El Haram (1965)

Direção: Henry Barakat 

el haram

Uma camponesa pobre torna-se símbolo da opressão aos trabalhadores neste sombrio drama social de Henri Barakat. Azziza (Faten Hamama) é brutalmente estuprada por um guarda quando ela vai ao campo recolher batatas para o seu marido (Abdallah Gheiss). Ela não relata o incidente ao seu marido, que está sofrendo de uma doença não revelada.

http://www.imdb.com/title/tt0355521/?ref_=tt_rec_tti

2. A Prece do Rouxinol (1959) 

Direção: Henry Barakat

1_A.Oracao.do.Rouxinol

Neste trágico conto de amor e traição que se passa num bucólico e conservador vilarejo egípcio, conhecemos a história de Amna, repleta de angústia e vingança, buscando salvar a honra de sua família. Baseado no romance do escritor egípcio Taha Hussein.

http://www.imdb.com/title/tt0231477/

1. Moolaadé (2004)

Direção: Ousmane Sembene

moolaadé

Numa aldeia africana, o costume da mutilação genital feminina, uma operação dolorosa, é temida por todas garotas. Seis delas devem passar pelo ritual num determinado dia. O pavor é tanto que duas afogam-se num poço. As outras quatro buscam a proteção de Collé, uma mulher que não permitiu que a filha fosse mutilada, invocando o “moolaadé” (proteção sagrada). Mas vários homens pressionam o marido de Collé para que retire a proteção, nem que para isso ele tenha de chicoteá-la.

http://www.imdb.com/title/tt0416991/