15 filmes sobre a música erudita brasileira

por Elias Fontele Dourado

Desde o tempo colonial o Brasil possui excelsa riqueza em sua música erudita. Com tantos documentários e informações sobre a música popular brasileira é difícil encontrar filmes que mostram esse lado mais erudito de nossa música. A presente lista é uma forma de restaurar ainda mais esse interesse.

15. Mozart Camargo Guarnieri (2007)

Direção: Marcos Rombino

camargo guarnieri

Uma produção da TV Cultura, o documentário conta a vida do grande maestro e compositor Mozart Camargo Guarnieri. Com raras imagens e entrevistas exclusivas que encontramos nos arquivos da emissora o filme conta também com os depoimentos do compositor Almeida Prado, do jornalista Irineu Franco Perpétuo e familiares de Guarnieri que relembram os principais momentos desse que é considerado um dos maiores compositores brasileiros.

14. Eleazar de Carvalho – Maestro Brasileiro (2006)

Direção: Marcos Rombino / Marcos Weinstock

eleazar de carvalho

A TV Cultura apresenta o documentário realizado por ocasião dos dez anos da morte do maestro, em 2006. Eleazar de Carvalho foi o mais importante regente que o Brasil já produziu. Comandando os mais admiráveis conjuntos sinfônicos de sua época, atuou como instrumentista, compositor e professor, tendo orientado alguns dos principais nomes da regência da atualidade como Zubin Mehta e Claudio Arrau. E também dedicou grande interesse e energia à vida musical brasileira.

13. Magdalena Tagliaferro (2007)

Direção: Marcos Rombino

Magdalena-Tagliaferro

Documentário homenageia a artista brasileira que, mesmo cidadã do mundo, não esqueceu o amor ao seu país e tornou-se um exemplo para as novas gerações. Conta ainda com a participação dos pianistas João Carlos Martins, Gilberto Tinetti e Fábio Caramuru. Magdalena Tagliaferro (1893-1986) foi uma das maiores pianistas que o Brasil já teve. Foi ainda, em nosso país e na França, uma importante pedagoga, formando gerações de artistas do teclado.

12. Ernesto Nazareth (2004)

Direção: Dimas de Oliveira Junior e Felipe Harazim

ernesto nazareth

Em 2004, por ocasião dos 70 anos da morte do compositor, a STV em parceria com a produtora paulistana We Do Comunicação apresentou o documentário “Ernesto Nazareth“, com direção de Dimas de Oliveira Junior e Felipe Harazim. O filme revê a trajetória artística do compositor desde seu primeiro sucesso, “Você bem que sabe“, de 1877, quando tinha 14 anos.

11. Maestro Jorge Antunes – Polêmica e Modernidade (2005)

Direção: Carlos Del Pino

jorge antunes

O filme mergulha no universo da produção artística de Jorge Antunes a partir de um diálogo criativo e com raros materiais de arquivo: fotos, trechos de composições musicais, encenações, acervo pessoal do maestro e matérias de jornais impressos e televisivos.

10. Leopoldo Miguez (1946) 

Direção: Humberto Mauro

leopoldo-miguez_rev_0

Aspectos biográficos de Leopoldo Miguéz e fragmentos cantados e ilustrados de algumas de suas composições, com destaque para a ópera ‘Saldunes’ (I Salduni), ‘Pelo Amor’, drama de Coelho Neto, o ‘Hino da Proclamação da República’ e ‘Prometeu’.

9. Maestro Bocchino (2006)

Direção: Aluisio Didier

alceo bocchino

Compositor, pianista e diretor de orquestra, Alceo Bocchino é nome respeitado na música erudita. O documentário revela não apenas o profissionalismo do maestro, mas também sua vida pessoal, a partir de entrevistas com ele e com os músicos Edino Krieger, Nöel Devos, José Botelho e Márcio Mallard.

8. Carlos Gomes, O Guarani – Invocação dos Aimorés (1942)

Direção: Humberto Mauro

557c5234528106bdc043d03d6ed064eace9cd94b

Pequena biografia do músico e compositor Carlos Gomes. Em Campinas, sua cidade natal, a revoada de andorinhas, as palmeiras imperiais, a rua em que nasceu e a praça com o monumento-mausoléu. Os objetos pessoais do compositor, como o piano e a batuta. Em São Paulo, o monumento dedicado ao compositor com representações de suas principais obras. Fotografias do Teatro alla Scalla, em Milão, onde a ópera O Guarani foi apresentada pela primeira vez. A encenação do 3º ato da referida ópera, realçando um dos mais belos trechos musicais: a “Invocação dos Aimorés”.

7. Música Contemporânea no Brasil (1974)

Direção: Luiz Fernando Goulart

musica contemporanea

Em 1974 o Ministério da Educação e Cultura (MEC), em colaboração com o Instituto Nacional do Cinema (INC), produziram o documentário “Música Contemporânea no Brasil”, realizado pelo Departamento do Filme Educativo, com a duração de 10 minutos. O filme foi destinado a explicar quais eram as bases internacionais da música contemporânea, e quais eram as experiências e opiniões brasileiras acumuladas até então.

6. Koellreutter e a Música Transparente (2000)

Direção: Cacá Vicalvi

koellreutter

O filme foi construído em quatro blocos. Suas obra, pedagogia, relação com a cultura oriental e ideologia. Abre com Koellreutter caminhando pela praia, descalço, lépido. Neste ponto, ele começa a revelar de forma caótica alguns momentos de sua vida. Na seqüência, analisa trechos de suas composições, e assim segue o vídeo, desnudando e envolvendo o espectador, com a vida e a obra do músico se confundindo, revelando e escondendo fragmentos de um homem que viveu sempre de forma muito intensa.

5. Nosso Amigo Radamés Gnatalli (1990)

Direção: Aluisio Didier e Moisés Kendler

radames-gnattali

O homem, o pianista, o compositor, o arranjador. Um trabalhador da música, um músico total, culto e urbano. A música como seu universo. Seus amigos, Tom, Dorival, Pixinguinha… Sua vida é um estúdio, suas histórias todas giram em torno de músicas e músicos. Uma biografia sem incidentes mas cheia de surpresas. Dos primeiros tempos em Porto Alegre ao crescimento numa família de músicos. Por fim, o Rio, a conquista da cidade grande.

4. Alberto Nepomuceno (1950)

Direção: Humberto Mauro

alberto_nepomuceno

Aspectos da vida do compositor brasileiro, ressaltando trechos musicais da “Série Brasileira” (Alvorada na Serra, Intermédio, A sesta na rede e Batuque).

3. Santoro – O Homem e sua Música (2015)

Direção: John Howard Szerman

20150914183338541861o

A vida e obra do músico, compositor e maestro Claudio Santoro (1919/1989). Autor de mais de 600 obras em 50 anos de carreira como compositor de música erudita e eletrônica, Claudio Santoro é considerado um dos mais importantes músicos eruditos do Brasil ao lado de Carlos Gomes e Villa-Lobos. Além de depoimento do próprio personagem principal, através de material de arquivo, outros como os de familiares, biógrafos, amigos como Roberto e Sonia Salmeron, José Geraldo Sousa Júnior, Fernando Bicudo; músicos como Jocy de Oliveira, Ney Salgado, Alessandro Santoro; maestros Júlio Medaglia, Roberto Duarte, Claudio Cohen, Henrique Morelenbaum, Edino Krieger, Guilherme Vaz e Gerald Kegelmann e musicólogos como Lutero Rodrigues e Sérgio Nogueira Mendes, para citar apenas algumas personalidades.

2. Villa-Lobos – O Índio de Casaca (1987) 

Direção: Roberto Feith 

villa-lobos_blog

Especial sobre a vida do compositor brasileiro, um dos mais importantes do século XX. O programa contém depoimentos de personalidades internacionais ligadas à música e reproduz suas principais obras.

1. Nelson Freire (2003)

Direção: João Moreira Salles

Nelson-Freire-foto-de-Benjamin-Eolavega

A vida e obra de Nélson Freire, um dos principais pianistas brasileiros da atualidade, retratada através de 31 blocos temáticos que mostram um homem e sua música. Em termos de cinema, é o melhor aqui listado.