60 grandes filmes sobre a solidão na juventude

por Elias Fontele Dourado

A juventude sempre foi objeto recorrente à mente dos grandes realizadores, seja em tempos de guerra ou de mero capricho. Os sessenta filmes aqui presentes não estão separados por hierarquia de qualidade, cada um tem seu charme e importância. O número atrás de cada título serve apenas para ajudar na contagem. Vale lembrar também que esta seleção prezou por filmes com certo viés existencial.

60. Brinquedo Proibido (1952)

Direção: René Clément

Brinquedo Proibido 1952 3

Em 1940, Paulette, uma menina de cinco anos, perde os pais durante um ataque aéreo alemão a Paris e é acolhida pela família de Michael, um menino de 11 anos. Aos poucos, nasce uma grande amizade entre as duas crianças.

59. Pinga Fogo (1932) 

Direção: Julien Duvivier 

Pinga Fogo

François Lepic tem 12 anos, cabelos ruivos e é cheio de sardas. Por isto o chamam de ruço. Caçula de uma mãe tirânica que reserva seu carinho ao filho mais velho, Félix, sonso e preguiçoso. O pai é indiferente,  preocupado com as próximas eleições municipais. Desesperado, François, o ruço, tenta o suicídio várias vezes.

58. A infância de Gorki (1938)

Direção: Mark Donskoy

maxresdefault

O primeiro volume da trilogia autobiográfica de Maksim Górki narra a vida do pequeno Aleksiei, órfão de pai criado pelos avós no final do século XIX, na cidade russa de Níjni-Novgórod.

57. Vítimas da Tormenta (1946) 

Direção: Vittorio De Sica

vitimas da tormenta

Um retrato das crianças de rua na Itália pós-guerra. Giuseppe e Pasquale são duas das crianças, dois grandes amigos que vivem de lustrar os sapatos de soldados americanos. Eles dividem suas esperanças e seus sonhos inocentes de um futuro melhor, mas acabam presos numa terrível instituição para menores.

56. Les Denières Vacances (1948)

Direção: Roger Leenhardt

les_dernieres_vacances_1947rit_w858-496x320

Uma antiga propriedade familiar recebe nas férias os diversos membros de uma família liderada por Walter Lherminier, viúvo e fã incondicional de fotografia.

55. Hachi no Su no Kodomotachi (1948)

Direção: Hiroshi Shimizu

hachino01

A sobrevivência de um grupo de meninos no Japão pós-guerra. Um dos melhores filmes de Hiroshi Shimizu.

54. A história de Louisiana (1948)

Direção: Robert Flaherty

louisianastory2

Com poucos diálogos e sem atores profissionais, o filme sustenta-se na trilha sonora e nas paisagens exóticas e majestosas dos pântanos da Louisiana, sob o olhar de uma criança canadense de origem francesa.

53. Alemanha, Ano Zero (1948)

Direção: Roberto Rossellini

Alemanha Ano Zero

Em Berlim, após o final da 2ª Guerra Mundial, Edmund (Edmund Moeschke), um garoto de uma família muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente, sua pequena irmã e o irmão, que não tem documentos. Um dia, ao conversar com um antigo mestre (Erich Gühne), fala do seu pai enfermo e entende ter recebido um conselho para matar seu pai, um peso morto. Ele começa a pensar na idéia.

52. Ta Paidia tis Athinas (1949)

Direção: Takis Bakopoulos

athinas

Durante a ocupação nazista em Atenas, um grupo de crianças rouba comida e suprimentos para conseguir resistir ao peso do horror.

51. O Ídolo Caído (1948)

Direção: Carol Reed

o ídolo caido

Em uma embaixada em Londres um garoto, Philippe (Bobby Henrey), que é filho do embaixador (Gerald Heinz), adora Baines (Ralph Richardson), o mordomo. O menino fica confuso com as complexidades e omissões dos adultos. Ele tenta manter segredos, mas os acaba contando. Mente para proteger seus amigos, embora saiba que deveria contar a verdade. Quando Baines é suspeito de ter assassinado sua mulher e a suspeita se intensifica ao saberem que Baines estava envolvido com Julie (Michèle Morgan), a secretária da embaixada, Philippe tenta ajudar Baines falando mentiras aos detetives. Mas as declarações do menino complicam ainda mais a vida do mordomo.

50. Os Esquecidos (1950)

Direção: Luis Buñuel

olvidados-1950-08-g

Nos subúrbios da Cidade do México um grupo de jovens delinquentes passa os dias cometendo pequenos roubos. Um fugitivo de um reformatório, Jaibo (Roberto Cobo), por ser mais velho e experiente se torna o líder natural deles. Um dia, na companhia de Pedro (Alfonso Mejía), Jaibo se descontrola e espanca Julian (Javier Amézcua) até a morte, pois supostamente este o teria delatado.

49. O Pequeno Fugitivo (1953) 

Direção: Ray Ashley, Morris Engel

o-pequeno-fugitivo-crítica

Joey, um menino de sete anos, pensa que matou o irmão mais velho, por acidente, e foge para a praia. O irmão, que só queria se livrar de Joey para sair com os amigos, fica desesperado e inicia uma busca, enquanto Joey, deambula pelo parque de diversões e na praia, juntando garrafas vazias para ganhar uns trocados. Admirado por François Truffaut, que citou o filme como uma grande influência para a Nouvelle Vague, é considerado por alguns como um elo perdido no cinema americano.

48. A Canção da Estrada (1955)

Direção: Satyajit Ray

No início do século 20, Abul é um menino pertencente a uma pobre família brâmane de um vilarejo na Índia. Seu pai, poeta e sacerdote, é forçado a deixar seus entes queridos em busca de trabalho.

47. Os Incompreendidos (1959)

Direção: François Truffaut

les400coups

Os Incompreendidos (Les quatre cents coups) é um filme francês de 1959, do gênero drama, dirigido por François Truffaut. O filme narra a história do jovem parisiense Antoine Doinel, um garoto de 14 anos que se rebela contra o autoritarismo na escola e o desprezo dos pais Gilberte e Julien Doinel. Rejeitado, Doinel passa a faltar as aulas para frequentar cinemas ou brincar com os amigos, principalmente René. Com o passar do tempo, as censuras o direcionarão, vivenciará descobertas e cometerá delitos em busca de atenção.

46. Filhos de Hiroshima (1952)

Direção: Kaneto Shindô

hiroshima3

Filmado em 1952, logo após o fim da ocupação americana, a obra cruza depoimentos reais dos sobreviventes com falas de personagens fictícios, recriando a hora da tragédia (8h15 do dia 6 de agosto de 1945) por meio de um relógio com ponteiros congelados.

45. A Solidão do Corredor de Fundo (1962)

Direção: Tony Richardson

the-loneliness-of-the-long-distance-runner

Colin Smith (Tom Cortenay) não quer trabalhar para ninguém, pois não quer que outros tenham lucro as suas custas. Tendo como desafio assaltar uma padaria, é preso e na prisão especial para jovens delinquentes descobrem-lhe o talento de corredor de longa distância. Logo o diretor da prisão (Michael Redgrave) pretende se servir dele para ganhar o campeonato para seu estabelecimento.

44. A Infância de Ivan (1962)

Direção: Andrei Tarkovsky

ivan

Durante a Segunda Grande Guerra, os russos tentavam combater a investida nazista em seu território. Nas frentes soviéticas, Ivan, um garoto órfão de 12 anos, trabalha como um espião, podendo atravessar as fronteiras alemãs para coletar informação sem ser visto, e vive sob os cuidados de três oficiais russos. Mas, após inúmeras missões, e com um desgaste físico cada vez maior, os oficiais resolvem poupar Ivan, mandando-o para a escola militar.

43. O Posto (1961)

Direção: Ermanno Olmi

il posto

Um cidadão provinciano vai a Milão, à procura de trabalho num grande complexo industrial. Consegue, mas não passa de um recepcionista. Conhece uma moça e a convida para a festa da firma. Ela não vem, mas em compensação morre um dos trabalhadores e o provinciano o substitui.

42. Meu Caminho (1965)

Direção: Miklós Jancsó

Így jöttem (1965)

Így jöttem se passa na Hungria de 1945, nos dias finais da Segunda Guerra Mundial. O Exército Vermelho avança e o Exército Alemão recua atráves do país. Nesta situação, um jovem de 17 anos é capturado e aprisionado em um quartel remoto.

41. Crônica de um Menino Solitário (1965)

Direção: Leonardo Favio

cronica_nino_solo

Garoto foge de um orfanato e volta à favela onde vive, na periferia de Buenos Aires, onde comete pequenos furtos e briga com outros meninos. Trata-se de um pungente retrato do imenso cinturão de miséria que começava a rodear a capital na década de 60, um fenômeno que, aparentemente, se repetiu em toda a América Latina.

40. Der Var Engang en Krig (1966)

Direção: Palle Kjærulff-Schmidt

Der_var_engang_en_krig_449

O filme conta a história de um jovem rapaz que cresce em uma Dinamarca ocupada pelos nazistas durante a segunda guerra mundial.

39. Apa (1966)

Direção: István Szabó

apa

Segundo longa-metragem na carreira de István Szabó, o filme conta a história de um garoto húngaro chamado Tako (Dani Erdélyi), que vive numa Budapeste destruída logo após o final da Segunda Guerra. O pai do menino (Miklós Gábor), um importante médico húngaro, morreu logo que a guerra terminou. Agora sozinho, Tako vive de suas memórias e tenta descobrir mais sobre a vida do pai.

38. Infância Nua (1968)

Direção: Maurice Pialat

infancia nua

Um menino de 10 anos de idade se sente abandonado quando sua família o envia para um reformatório. Ele vai para um lar adotivo, onde um casal de idosos consegue que sua desobediência deliberada diminua um pouco. Porém novos problemas irão ser desencadeados na sua luta para superar a rejeição e elevar a auto-imagem.

37. El Sur (1983)

Direção: Victor Erice

El_Sur_6

Jovem que vive em uma pequena aldeia, no norte da Espanha, rememora, na sua maturidade, a infância, o relacionamento com o pai, os avós e a Guerra Civil Espanhola.

36. A Cor do Paraíso (1999)

Direção: Majid Majidi

a cor do paraiso

Mohammad é um jovem estudante de oito anos que frequenta uma escola para cegos em Teerã. Sua impossibilidade de ver o mundo reforça mais ainda sua habilidade em sentir suas poderosas forças. Depois de um ano, ele volta à sua terra natal, um vilarejo no norte montanhoso do Irã, junto com seu pai, um carvoeiro viúvo.

35. Cria Corvos (1976)

Direção: Carlos Saura

CRIA_CUERVOS_3_j_1916862b

Em uma casa pequena e velha no centro de Madrid, Ana, uma menina de 9 anos de idade, é o veículo usado para contar, mais do que uma história, um clima, uma atmosfera, uma chave vital, os costumes e sentimentos que destróem sua família. Ana acredita ter em suas mãos o poder de vida e morte sobre aqueles que a rodeiam.

34. Dreszcze (1981)

Direção: Wojciech Marczewski

dreszce

No início dos anos 50, quando Stalin era cultuado, a história começa numa pequena cidade onde o pai de Tomek é preso, deixando a esposa sozinha com a tarefa de criar dois filhos pequenos.

33. Vá e Veja (1985)

Direção: Elem Klimov

vá e veja

Vá e Veja é uma experiência de dor e perda. Considerado selvagem e lírico, o filme narra a trajetória de Florya, um jovem separado de seus comandantes durante a Segunda Guerra Mundial.

32. Não Amarás (1988)

Direção: Krzysztof Kieslowski

naoamaras-600x400

Jovem de 19 anos munido de uma luneta começa a observar a vida da sua vizinha (uma mulher madura), que mora defronte ao seu apartamento. Ele fica obcecado por ela e enquanto observa sua vida sexual (na qual o amor não existe), ele esquematiza subterfúgios para se aproximar dela. Com o tempo ele revela seu amor, mas ela o humilha e algo surpreendente acontece nesta relação.

31. O Sangue (1989)

Direção: Pedro Costa

o sangue pedro costa

Uma terra de província. Natal, fim de ano. Dois irmãos. Vicente tem dezessete anos, Nino dez. Juram guardar um segredo, que tem a ver com as frequentes ausências do pai.

30. Túmulo dos Vagalumes (1988)

Direção: Isao Takahata

tumulo-dos-vagalumes

Uma trágica história sobre dois irmãos – Setsuko e Seita – que vivem no Japão durante a época da guerra que, após tornarem-se órfãos por causa do conflito (sua mãe morreu e seu pai está desaparecido), vão parar na casa de parentes. As coisas pioram quando acabam tendo que ir viver em um abrigo no meio do mato. Quando Setsuko, a irmãzinha caçula, adoece gravemente, seu irmão deve se virar para conseguir ajuda para a menina, mas os tempos são difíceis e mesmo um pouco de comida pode ser difícil encontrar.

29. De Punhos Cerrados (1965)

Direção: Marco Bellocchio 

de punhos cerrados

Família, religião, pátria e propriedade são os temas discutidos no filme. Alessandro, um jovem epilético, vive num casarão antigo com a mãe cega e os três irmãos: Leone, epilético como ele; Giulia, mentalmente instável; e Augusto, o primogênito. Com intenção de ajudar Augusto – único irmão a não sofrer de alguma doença – a seguir sua vida longe da família, Alessandro adota um comportamento violento e destrutivo.

28. O Jovem Törless (1966)

Direção: Volker Schlöndorff 

o-jovem-torless

No início do século passado, na Áustria, o jovem estudante Törless, tímido e inteligente observava o comportamento sádico de seus amigos da escola, e não toma nenhuma providência, quando estes escolhem como vítima um colega da sala de aula, até que a tortura vai longe demais. Adaptação do aclamado livro, Young Törless de Robert Musil, esta obra prima, deu internacionalidade ao movimento do Cinema Novo Alemão, e ganhou em 1996 no Festival de Cannes, o Prêmio da Crítica Internacional para o já bastante premiado diretor, Volker Schlondorff.

27. Se… (1968)

Direção: Lindsay Anderson

if... 1968

Em uma escola pública inglesa estuda o jovem Mick Travis (Malcolm McDowell). Ele lidera um grupo de alunos rebeldes, os Crusaders. Insatisfeitos com o opressor sistema educacional, eles planejam uma grande vingança.

26. O Garoto Toshio (1969)

Direção: Nagisa Ôshima

O filme é inspirado em um caso real. No outono de 1966, um casal com dois garotos praticou várias vezes uma vigarice que consistia, primeiro para a mãe e depois para o filho mais velho, em atirar-se contra automóveis, simular atropelamento e contusões e, assim, extorquir dinheiro dos automobilistas, ameaçando-os com queixa à polícia.

25. Minha Infância (1972)

Direção: Bill Douglas

bill douglas

Primeira parte da influente trilogia de Bill Douglas que remete à sua miserável infância na Escócia dos anos 40. Sua única fuga foi o cinema, ele pagou esse filme com o dinheiro que conseguiu vendendo potes de geleia. No primeiro dos três, ele conta a história de sua vida enquanto criança de oito anos de idade, vivendo na penúria com seu meio-irmão e avó doente em um pobre vilarejo de mineração.

24. Pai Patrão (1977)

Direção: Irmãos Taviani

padre padrone

Aos seis anos de idade, Gavino é obrigado pelo pai a abandonar os estudos para trabalhar no campo, cuidando de ovelhas. Todas as suas tentativas de mudar de vida são abortadas pela ignorância e violência do patriarca. Aos vinte anos, ainda analfabeto, Gavino acaba entrando para o exército, onde pode enfim adquirir algum conhecimento de base. Renunciando à carreira militar, ele volta à sua terra para seguir estudando. No entanto, o choque com o pai é inevitável. Baseado no romance autobiográfico de Gavino Ledda. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 1977.

23. A Kis Valentinó (1979)

Direção: András Jeles

A_kis_Valentino_web_IMG_559xVAR

A solidão do jovem László de vinte e dois anos enquanto empregado de uma empresa de agricultura.

22. Davandeh (1984)

Direção: Amir Naderi

davandeh

Amiro (Majid Niroumand) é um garoto órfão que perdeu seu lar durante a guerra. Ele passa seus dias trabalhando em estranhas tarefas, até perceber que o único caminho para realizar seus sonhos é entrando na escola. Na escola, tem conflitos com os outros estudantes e é no ato de correr que Amiro encontra sua graça e solitude.

21. Uma Mulher Delicada (1969)

Direção: Robert Bresson

femme_douce_5

Baseado em obra de Dostoiévski. Através de flashbacks, o filme mostra a história de uma mulher frustrada por não conseguir se adaptar ao comportamento e caráter do marido, o que a leva ao suicídio.

20. Mouchette (1967)

Direção: Robert Bresson

mouchette2

Uma jovem garota francesa solitária, desprezada pelo pai e com a mãe doente, se envolve com um forasteiro que a usa como álibi do assassinato de um policial.

19. Um Homem que Dorme (1974)

Direção: Bernard Queysanne

un homme que dort

Queysanne filma um personagem deslocado da ordem social, seu isolamento e perambulação por Paris. Pouco a pouco ele entra num estado de letargia, de neutralidade, onde não há necessidade de escolhas, onde inexistem a dor e o prazer. Ausente de si mesmo, preso, porém, de inexplicáveis fantasmas que deformam a realidade, ele se vê na iminência de perder-se por completo. Baseado no livro homônimo de Georges Perec.

18. Paisagem na Neblina (1988)

Direção: Theodoros Angelopoulos

Angelopoulos_Paisagem Na Neblina_ (14)

Dois irmãos ainda crianças partem em um trem para a Alemanha, onde supostamente vive o pai que nunca conheceram. Durante a viagem, eles enfrentam sérias dificuldades e são obrigados a amadurecer, abandonando precocemente a infância.

17. A Mocinha da Fábrica de Fósforos (1990)

Direção: Aki Kaurismäki

kaurismaki

Uma jovem supervisora de embalagens de fósforo tem sua monótona vida modificada por um homem bem vestido que a convida para dançar e ir ao seu apartamento.

16. Trys Dienos (1992)

Direção: Sharunas Bartas

sharunas bartas

Em apenas três dias, dois jovens lituanos e duas garotas russas, que deixaram suas cidades natais, encontram-se em Kaliningrado e compartilham um hotel e um apartamento desabitado. Mas a comunicação é impossível e o contato humano improvável nessas condições. O realizador Sharunas Bartas coloca o elo inicial em sua corrente de seres angustiados e escreve seu primeiro e inquietante capítulo sobre o vazio, uma obsessão que será recorrente em sua obra.

15. Kairat (1992)

Direção: Darezhan Omirbayev

kairat

O jovem Kairat decide sair de sua vila e se mudar para a cidade, a fim de se tornar um motorista de ônibus. Em meio ao novo ambiente, Kairat procura descobrir os mistérios do primeiro amor e enfrentar os problemas que, vez por outra, caem sobre si.

14. O Rio (1997)

Direção: Ming-liang Tsai

o rio

Em Taiwan, Xiao-kang, um jovem rapaz no auge de seus 20 anos de idade mora num apartamento em Taipei com seus pais. Os três quase não se falam e levam vidas completamente separadas, embora morando sob o mesmo teto.

13. Shiki-Jitsu (2000)

Direção: Hideaki Anno

hideaki anno

Um desiludido diretor encontra uma jovem garota que repete um insólito ritual de dizer: “amanhã é meu aniversário”, todos os dias. Ele tenta se comunicar com ela através de sua câmera.

12. Tudo Sobre Lily (2001)

Direção: Shunji Iwai

all about lily

Yuichi Hasumi (Hayato Ichihara) é um adolescente que vive com a mãe numa pequena cidade rural no Japão. A sua vida escolar é um inferno, onde ele é constantemente tiranizado, o que o faz recolher-se na sua obsessão pela diva da música Lily Chou Chou. Esta sua dedicação leva-o a administrar um site na Internet, a que chama ‘Liliphilia’. Através da sua identidade online conhece outro ardente admirador de Lily Chou Chou, Blue Cat. Tornam-se amigos íntimos, unidos por uma mútua dedicação a Lily.

11. Holubice (1960)

Direção: Frantisek Vlácil

holubice

Durante sua jornada de volta para casa, no Mar Báltico, um inocente pombo-correio perde-se e cai na cidade de Praga, onde é resgatado e cuidado por um frágil garoto. Logo os dois desenvolverão uma amizade que tocará todos ao seu redor.

10. O Sanatório da Clepsidra (1973)

Direção: Wojciech Has

sanatorio clepsidra

Passado no período pré Segunda Guerra. Um homem jovem viaja em um estranho trem para visitar seu pai moribundo em um sanatório. Mas o lugar está em ruínas e traz várias lembranças do passado. Ele é rodeado por soldados, mercenários negros, parentes. Obra-prima absoluta de Has.

9. Rosetta (1999)

Direção: Irmãos Dardenne

CNV00000010.tif

A jovem e impulsiva Rosetta (Emile Dequenne) vive num trailer, com sua mãe (Anne Yernaux), alcoólatra e agressiva. Sua vontade de mudar de vida é tanta que todos os dias ela luta muito por um emprego. Seu maior problema nem sempre é achá-lo, e sim manter-se nele. Ela sai à procura de trabalho como alguém que está indo para a guerra e, nesta sua luta cotidiana para sair da pobreza e levar uma vida “normal”, vale tudo.

8. A Carroça (1966)

Direção: Karel Kachyna

coach-to-vienna

Kocar do vidne é um dos trabalhos fundamentais da New Wave Tcheca. Uma mulher tem seu marido assassinado por soldados alemães, após tal evento conhece outros soldados (austríacos), de quem vai tentar se vingar. Juntos cavalgam rumo a Viena.

7. Romeu e Julieta nas Trevas (1960)

Direção: Jirí Weiss 

romeo juliet

Um jovem homem abriga uma foragida judia no sótão de seu prédio em 1942 durante a ocupação nazista brutal de Praga, tornando-se sua única ligação com o mundo exterior. Medo, ansiedade e desconfiança transformam-se em  gratidão e amor entre eles. Poético e maravilhosamente filmado drama que examina as consequências de suas ações.

6. Diamantes da Noite (1964)

Direção: Jan Nemec

review_Diamonds-of-the-Night

Démanty noci é uma tensa e brutal história sobre dois rapazes Judeus que escapam de um trem que os transportavam de um campo de concentração para outro. Infelizmente, eles viram a caça de um grupo de soldados. O filme vai além dos temas da guerra e anti-nazismo e se preocupa com a luta do homem para preservar a dignidade humana.

5. The Witman Boys (1997)

Direção: János Szász

the-witman-boys

Dois jovens irmãos, Janos e Erno, negligenciados por sua mãe fria e indiferente, parecem típicos adolescentes de classe média mas, por trás da fachada de normalidade, são profundamente perturbados e obcecados com a natureza do sexo e da morte.

4. The Island on Bird Street (1997)

Direção: Søren Kragh-Jacobsen

island of bird

Ao perder a mãe, garoto é obrigado a se separar do pai para também não ser levado pelos nazistas. Sozinho, aprende a usar a coragem e astúcia para sobreviver.

3. Ratcatcher (1999)

Direção: Lynne Ramsay 

Ratcatcher2-590x322

Em seu seguro, e de tirar o fôlego, filme de estréia, Lynne Ramsay cria um assombroso retrato de uma conturbada infância em Glascow. Ambientado durante a greve dos lixeiros, na metade da década de 70, Ratcatcher explora as experiências de um menino pobre, enquanto ele luta para conciliar seus sonhos e sua culpa com a abjeção que o rodeia.

2. Tempo de Cavalos Bêbados (2000)

Direção: Bahman Ghobadi

tempo_de_cavalos_bebados_01_crop_grande

Em uma remota vila curda na fronteira entre o Iraque e o Irã vivem cinco crianças órfãs de mãe, responsabilizadas pela perda da mula de um contrabandista. Ayoub (Ayoub Ahmadi) e sua jovem irmã Ameneh (Amaneh Ekhtiar-dini) trabalham em um bazar, a fim de juntarem dinheiro para pagar a mula perdida, ao mesmo tempo que precisam cuidar de Madi, o irmão caçula, que sofre de uma grave doença. Quando o pai deles morre, Ayoub precisa cuidar da família, apesar de sua idade.

1. Os Cavalos de Fogo (1965) 

Direção: Sergei Parajanov

shadows-of-forgotten-ancestors

Também conhecido como “Sombras dos Ancestrais Esquecidos”, o filme mais célebre de Sergei Paradjanov conta a história dos amores contrariados de dois jovens de famílias rivais, que acabam por se reunir na morte.